VISITE O ÚNICO ZOOLÓGICO DE INSETOS DA AMÉRICA LATINA
É possível aprender mais sobre esses bichos que são essenciais para a nossa permanência no planeta.
Reportagem: Caroline Rossetto
A cidade de São Paulo é conhecida por seus muitos museus e experiências culturais. E em muitos desses passeios, existem as opções mais diferentes e inusitadas. É o caso do Planeta Inseto, o primeiro zoológico de insetos da América Latina.
Localizado em um casarão da década de 1940 e tombado pelo CONDEPHAAT em março de 2002, a exposição pertencente ao Museu Biológico tem um acervo com cerca de 1 milhão de espécies catalogadas. Os insetos representam a maior classe do reino animal e desempenham um papel muito importante no ecossistema e na sobrevivência do ser humano.
A exposição é apresentada de forma dinâmica, criativa e com recursos lúdicos para chamar a atenção das crianças e deixar a experiência imersiva, rica e interessante. O biólogo do museu, Mário Kokubu, nos contou sobre a proposta do Planeta Inseto:
“A proposta do Planeta Inseto é desmistificar os insetos para as pessoas. Geralmente, as pessoas acham que os insetos são prejudiciais ou fazem algum mal. A nossa ideia é mostrar que eles são importantes, tanto para a natureza quanto para o ser humano”, diz ele.
Mario também nos contou o que o diferencia dos outros museus de ciências:
“Nós somos um dos primeiros zoológicos de insetos do Brasil e da América Latina. Temos algumas espécies que a gente tem como diferencial. O público consegue interagir com o bicho da seda, com o bicho pau, com as baratas gigantes e conseguem ver um formigueiro vivo. Tudo isso a gente consegue ver de maneira mais próxima. É esse que é o nosso diferencial: é a interação com os visitantes com os insetos vivos”, afirma ele.
Além de fazer uma visita no jardim dos insetos, tocar em animais gigantes e assistir o funcionamento de um formigueiro vivo, um dos momentos mais aguardados é a corrida de baratas domésticas, dentro do baratódromo. Essa atração permite que os visitantes apostem em baratas em 5 raias em uma pista e descobrir qual irá chegar primeiro. A corrida é feita de hora em hora e costuma reunir muita gente.
A empresária Fernanda de Oliveira Dias, esteve no museu com a família e contou como foi passar o dia dentro do Planeta Inseto:
“Hoje eu vim trazer a minha filha. A gente está fazendo um passeio em família, com tios e primos e a gente decidiu trazer as crianças para ter um dia e uma experiência diferente. Não conhecia e escutei falar pela Internet, pelo Instagram. Olha, o que mais me chamou
atenção foram os animais maiores. Em São Paulo, a gente só vê insetos pequenos, muitos rotineiros, e aqui tem uma quantidade muito grande desses animais”, diz ela.
O Planeta Inseto está localizado na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 64 - Vila Mariana. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é: Terças-feiras aos Domingos: Das 09h00 às 16h00.
A Central de Notícias da Rádio Estrada é uma iniciativa do Projeto “Luiz Gonzaga ”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Comentários (0)