Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela, foi inaugurada em Heliópolis
Heliópolis viveu um momento histórico que promete transformar o futuro da comunidade: a abertura do Teatro Baccarelli
Heliópolis viveu um momento histórico que promete transformar o futuro da comunidade: a abertura do Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos do mundo construída dentro de uma favela. Moderno e aguardado por décadas, o equipamento cultural é fruto de uma articulação pouco comum, que reuniu poder público, iniciativa privada, sociedade civil e os próprios moradores em um esforço conjunto. O teatro foi erguido em um terreno cedido pela Prefeitura de São Paulo, assegurando ao Instituto Baccarelli o direito de permanecer no espaço por 90 anos.
Presente em Heliópolis há mais de duas décadas — e atualmente responsável também pela gestão de 12 CEUs na capital —, o Instituto Baccarelli viabilizou a construção de um espaço com padrão internacional, adotando práticas de gestão sustentável e priorizando a contratação de trabalhadores da própria comunidade. Com 533 assentos e mais de 1.300 metros quadrados de área construída, o teatro está preparado para receber grandes concertos, atividades formativas e apresentações de diversas linguagens artísticas. O fosso móvel amplia as possibilidades de uso do palco, garantindo espaço para as múltiplas e contemporâneas expressões culturais do território.
Durante a inauguração, o Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes ressaltou a importância de um espaço como este para garantir oportunidades.
"Eu sempre quis tocar violão. Eu achava lindo as pessoas tocando violão. Eu nunca tive oportunidade. Por isso que eu falo sempre com o Edilson: a oportunidade... Tramontina, é um negócio assim excepcional que todos nós temos que ter isso como uma meta de oferecer para as pessoas oportunidade.", disse Ricardo Nunes.
Segundo o prefeito o Teatro Baccarelli é o espaço da oportunidade: “Oportunidade para vocês aprenderem a tocar todos os instrumentos, oportunidade para as pessoas poderem vir assistir às apresentações”.
O Prefeito agradeceu as parcerias para que o projeto pudesse se tornar realidade, cumprimentou os membros do conselho e destacou: “Então a minha mensagem é essa, de dizer da minha alegria, da minha felicidade de poder estar presenciando uma inauguração de equipamento que vai transformar a vida de muita gente."
Ele finalizou lembrando: "Eu queria deixar essa mensagem: lá atrás, quando eu estava lá no Parque Santo Antônio, não tinha uma oportunidade de fazer uma escola ou de assistir ou de ver espetáculos desse nível, dessa qualidade. Então, nosso desafio diário é para poder fazer com que ações como essa possam se replicar, se multiplicar pela nossa cidade, pelo nosso estado e país."
A Central de Notícias da Rádio Estrada é uma iniciativa do Projeto “Luiz Gonzaga ”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo
Comentários (0)