Ibirapuera segue sendo o parque mais frequentado da cidade
Sob concessão para a iniciativa privada desde 2019, o parque segue sendo ponto importante da cidade
Por: João Victor Montoza
São Paulo tem fama de ser uma cidade fortemente urbana e comercialmente cheia de oportunidades, mas à cidade é cheia de oportunidades e espaços públicos que chamam a atenção, como os parques.
E quando o assunto é parque em São Paulo, o nome que mais se destaca para a maioria das pessoas é o Ibirapuera. Inaugurado em 1954, ele se tornou um dos espaços mais icônicos da capital, marcado pelo tamanho expressivo de toda área do parque, pelo grande investimento em eventos e ações, e pelas criações arquitetônicas de Oscar Niemeyer
Com seus 158 hectares, o local reúne áreas de contato com a natureza, opções de lazer e uma estrutura cultural completa: são três museus, um auditório e um planetário. Além disso, o parque serve como cenário para grandes eventos, entre eles a Bienal de Arte de São Paulo. Maria Clara, de 19 anos, frequenta o parque toda semana, e comenta o que acha sobre ele.
“Eu acho super gostoso para vir com os amigos, com a família, ainda em um dia muito quente, agora estou dê férias consigo aproveitar bastante o parque, e é super gostoso pra vir com os amigos e com a família pra fazer um piquenique, praticar um esporte”.
Em 2017, sua relevância ficou ainda mais clara, foi o parque mais visitado da América Latina, com cerca de 14 milhões de visitas, e figura entre os pontos mais fotografados do mundo. Por sua importância, o Ibirapuera é tombado e reconhecido como patrimônio histórico da cidade.
O funcionamento do parque, de modo geral, é das 5h às 23h. No entanto, certas áreas encerram as atividades mais cedo e alguns portões operam em horários diferentes.
A entrada é gratuita. O parque fica na Av. Pedro Álvares Cabral, na região da Vila Mariana, a cerca de 15 minutos da estação de metrô “AACD Servidor”.
A Central de Notícias da Rádio Estrada é uma iniciativa do Projeto “Luiz Gonzaga ”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo
Comentários (0)